Alemanhã, 2008
Sempre atrás de um filme existem histórias sobre a origem do roteiro, as propostas do diretor, enfim, a discussão do filme.
Abaixo alguns comentários para quem busca um pouco mais de profundidade.
Filme exibido na Unileste, no Café Cinematográfico, notícia da imprensa do Vale do Aço. http://migre.me/8r9P
Mais comentários
FABRICIANO - Em clima de descontração e ainda testando o sabor de muitas guloseimas, os alunos do curso de Comunicação Social do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais participarão, neste sábado (3), de mais uma edição do “Café Cinematográfico”, desta vez com a exibição do filme “A Onda”. Com início às 9h, no Auditório Padres do Trabalho, campus de Coronel Fabriciano, o evento é aberto à participação de toda a comunidade acadêmica. Os interessados devem levar alimentos que serão compartilhados em um café comunitário.
Filme
Dirigido por Dennis Gansel, “A Onda” é baseado em um livro homônimo de Morton Rhue. A trama se desenvolve em uma escola onde o professor Rainer Wenger tem dificuldades para explicar aos seus alunos como o povo aceitou a disseminação do nazismo na Alemanha. Quando um dos estudantes afirma que atualmente seria impossível um regime autoritário dar certo, por conta dos níveis de informação e educação das pessoas, o mestre decide fazer uma experiência. Rainer cria uma simulação dentro da sala de aula mostrando como o governo nazista conseguiu convencer a população.
Com exercícios de disciplina, os alunos logo passam a aceitar as ordens dadas pelo professor, assim como na época de Hitler. Os estudantes, então, se unem em um movimento intitulado “A Onda”. A simulação, que deveria acontecer apenas na sala de aula, toma as ruas da cidade e se torna cada vez mais violenta.
O filme foi baseado em uma história real que aconteceu em Palo Alto, na Califórnia, em 1967, quando o professor de história Ron Jones tentava explicar o nazismo para seus alunos. A experiência durou quase uma semana e fugiu do controle de Jones, que teve de parar de lecionar.
Artigo da Internet do Professor de História sobre a Terceira onda. http://migre.me/8reG
Mais comentários sobre o filme. http://migre.me/8rho
Trailler do filme apresentado. http://migre.me/8ri0
Versão 2008. Alemanhã
Veja algumas opiniões do Professor de História autor do Projeto na escola. http://migre.me/8rjs
The Wave. New York: Dell, 1981; Laurel Leaf/Dell, 1985; Puffin Books 1988, ISBN 0-14-037188-5. Also made into an ABC television show (1981) and a German movie (2008)
O meu comentário:
O filme é extremamente forte e envolvente. O projeto acadêmico pode ser perfeitamente transportado para os dias de hoje com uso de Internet, acesso a softwares de publicação de propaganda, celulares e sms que enviam mensagens instantâneas.
Uma torcidade futebol (Atlético e cruzeiro), pode perfeitamente ilustrar os grupos anarquistas e o grupo da onda mostrado no filme e os fascistas de antigamente e de agora. Intolerância, preconceito podem ser negativos, mas são partes da natureza humana e o filme ajuda a entender como esses pensamentos e sentimentos emergem nas pessoas.
A cena de “perseguição” da atriz que era contra a onda ao realizar um planfleto de denúncia mostra os “fantasmas” de quem vai contra o grupo dominante.
Sempre existirão grupos dominantes e minorias seja no período da didatura no Brasil ou na Alemanhã nazista.
O filme pode perfeitamente ser mais divulgado para alcançar um público maior de estudantes ou pessoas interessadas nas suas discussões.
Curiosidades
A personagem Lisa é Brasileira
Link para filme versão para TV em 1981 - http://www.xenutv.com/cults/wave.htm
Trailler versão de 2008, Filme a Onda.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário