Cinema antigo Horto Ipatinga

Cinema antigo Horto Ipatinga
cinema Horto em Ipatinga

Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Mostra exposição sobre o Faroeste vem ai...

O museu da memória cinematográfica e o Cineclube Joaquim Ribeiro Sadi iniciam os contatos com um dos maiores colecionadores de vídeos e filmes do Estado de Minas Gerais, o Sr. To de Acesita (Timotéo), que é uma cidade do Vale do Aço.

O Sr. To sempre foi uma pessoa ligada emocionalmente ao cinema, trabalhou nos antigos cinemas Maraba I e Maraba II, Cine Marrocos e com lembranças e mais informações do Cine-Acesita de Timóteo que foi um dos primeiros cinemas da região do Vale do Aço fundando por volta de 1950.

Estivemos no último domingo visitando sua casa onde um grande acervo sobre cinema pode ser visto. O mesmo além de inúmeros filmes gravados em vídeo cassete e que já foram convertidos para DVD (são cerca de 5.000 filmes), possui livros, reportagens de jornais, uma sala de projeção Home Theater, projetos antigos, maquetes de diligências, charretes antigas e a própria maquete do cinema de Acesita da década de 50 e feita pelo próprio To. Em nossa visita encontramos o Sr. Tó gravando alguns filmes clássicos do canal TCM da Sky TV. Essa atividade e gravação de filmes na TV é um dos seus passatempos favoritos.

Dentre as conversas realizadas ficou acordado que Sr. To fará uma indicação por semana de filmes clássicos que estiverem passando na TV a cabo, comprometeu-se a colaborar com as atividades do cineclube, cederá itens de sua coleção para montar uma exposição permanente sobre a história dos cinemas do Vale do Aço no nosso museu da memória cinematográfica e finalmente também será curador de uma exposição sobre o Faroeste que estará sendo organizada em conjunto com o museu da memória cinematográfica.

Nessa ocasião, Sr. To demonstrou interesse em ativar na região o clube dos moçinhos e bandidos que é um clube situado na cidade de São Paulo onde os participantes vestem roupas e representam personagens do cinema. Tudo isso em prol da memória dos filmes antigos de faroeste, gênero de cinema, bastante apreciado pelo integrantes do grupo.

Terminamos nossa visita na certeza de ter aprendido um pouco mais sobre cinema e como funciona a paixão por essa forma de arte. O Sr. Tó ainda não sabe, mas ele próprio, transformou-se em personagem histórico da mitologia do cinema em nossa região. Conhecer o seu trabalho, o seu acervo e vários ensinamentos e conhecimentos sobre o cinema, foi gratificante e praticamente obrigatório, pois o mesmo ainda é bastante desconhecido da nossa grande mídia.

O colecionador Tó é mais uma grande preciosidade da história e memória do nosso cinema e o mesmo contribui para definir a região do nordeste de Minas Gerais como um grande pólo de informações privilegiadas da história do cinema mineiro e nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário