Cinema antigo Horto Ipatinga

Cinema antigo Horto Ipatinga
cinema Horto em Ipatinga

Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de setembro de 2009






RELEASE PARA IMPRENSA
EDITORIA DE ARTES, CULTURA, AGENDA CULTURAL

Proposta de Evento
Local: Museu da Memória Cinematográfica de Ipatinga
Avenida Itália, 1848, Ipatinga, MG

Telefone: (31) 3824 6659 – Site HTTP://cultural .vidavalorizada.com.br

A terceira edição da Primavera dos Museus organizada em todo o Brasil pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) que acontece nos dias 26 e 27 de setembro, será sobre o tema Museus e Direitos Humanos. Solidário a essa programação o Museu da Memória Cinematográfica de Ipatinga apresenta, uma exposição chamada “Citações de Direitos Humanos e o Cinema. As guerras, Leila Diniz e o Carandiru”.

O Museu da Memória Cinematográfica de Ipatinga tem o prazer de apresentar uma exposição que a partir de citações de ícones registrados na cinematografia nacional e internacional podem servir de referência para discutir a temática dos direitos humanos. Através dos filmes, personagens, histórias, diretores, atores e atrizes e profissionais do entretenimento que fizeram ou fazem referência a temas relacionados com os direitos humanos apresenta-se formas de relacionar seu trabalho com esse debate. As guerras ajudam a compreender os direitos humanos universais. Os conflitos agrários, a liberdades individuais e coletivas, o direito ao culto e a religião livre, enfim, são citações do cinema que ajudam a refletir sobre nossos direitos humanos.
A visitação a exposição de cartazes de cinema, peças de acervo de salas de cinema antigas e a exposição e divulgação de filmes relacionados com a temática dos direitos humanos fazem parte das citações que relacionamos com os Direitos humanos.
Com essa exposição o Museu da Memória Cinematográfica de Ipatinga inicia suas atividades e com exposições permanentes, temporárias e itinerantes e tratando da memória cinematográfica.
OBS: A visitação a exposição deve ser previamente agendada.


Sobre a exposição: “Citações de direitos humanos e o cinema. As guerras, Leila Diniz e o Carandiru”.
Duração exibição – Abertura da exposição (15 de setembro) –
Programação
15– Abertura da mostra - Apresentação de uma mostra de cartazes e filmes sobre direitos humanos - que reflitam a Temática – Direitos Humanos –
Local: Museu da memória Cinematográfica de Ipatinga
Durante a a mostra estaremos divulgando o filme Carandiru, Brasil, 2003 e Carandiru, Outras histórias, 2005 do Diretor Hector Babenco.
Apoio:
Instituto Cultural Joaquim “Sadi” Ribeiro – HTTP://cultural.vidavalorizada.com.br
Curador:
Dr. Guilherme Ribeiro Camara – 31 9957 2799 – guilherme.ribeiro.camara@gmail.com
Presidente Instituto Cultural Joaquim “Sadi” Ribeiro
Telefone (31) 3824 6659


Citações cinematográficas e os direitos humanos

Cartazes de filme de Guerra – 2° grande guerra – Direitos humanos e as guerras contemporâneas e passadas.
A humanidade e suas guerras preencheram as páginas mais negras das histórias relacionadas com os direitos humanos. A segunda guerra foi um desses grandes palcos. Conflitos bélicos, intolerância, genocídio são características da natureza humana que devem ser reconhecidos e contextualizados. As guerras do Iraque, o terrorismo internacional são apenas páginas de toda uma história humana e que os direitos humanos devem sobressair. Nesses momentos de guerra onde o pior acontece, foram os momentos que também a humanidade conseguiu observar a luz no final do túnel para recomeçar seus fundamentos de constituição. Com o final da 2° grande guerra mundial surgiram instituições como a Organização das Nações Unidades (ONU) e foi editado o documento da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Tema: Direitos humanos universais – Declaração Universal dos Direitos Humanos
Categoria: Cartaz de cinema, fotografias de filmes divulgação

Cartazes de Filme – Vereda da Salvação (1964) - Diretor Anselmo Duarte - Atores Stênio Garcia e Raul Cortês
Com o conflito pela posse da terra, os camponeses seguem um líder místico, para quem "o pecado vai empurrar o ar do mundo e o sofrimento vai indicar a vereda do paraíso". O fanatismo aumenta e os camponeses não mais conseguem comprender a realidade, sendo levados ao sacrifício. O temário dos filmes como exibição do mundo contemporâneo e passado serve como ferramenta para a sociedade repensar a sua organização, seus membros e suas relações. O filme citado e realizado em 1964 mostra um tema que ainda se imortaliza como discussão passada e contemporânea. O tema a posse da terra, um líder místico pode até servir como paralelo a nossa realidade. Os diretos humanos ao trabalho, a terra onde se vive podem ser referências.
No ano do centenário da morte de Euclides da Cunha, a sua obra mais importante, Os sertões, Antônio conselheiro, canudos são rediscutidos em cenas cinematográficas e metaforicamente transportados para o plano das dimensões atemporais dos aspectos sociais relacionados com os direitos humanos.

Tema: Conflito agrário, direito a terra, liberdade de cultos e religião
Categoria: Cartaz de cinema
Cartão letrista – Todas as mulheres do mundo (1966) – atriz - Leila Diniz – direitos humanos e as mulheres. Diretor – Domingos de Oliveira
Artista polêmica e irreverente. Assustou a sociedade machista das décadas de 60 e 70 com sua atitude em relação às liberdades para as mulheres. Foi símbolo da luta e conquista dos Direitos Humanos para as mulheres na sociedade Brasileira.
Tema: Direitos das mulheres, liberdade de expressão
Categoria: fotografia de filmes, comunicação letreiro manual, fotografias de filmes divulgação

Filme. Carandiru (2003) e Carandiru , Outras histórias (2005)
O filme do Diretor Argentino Hecto Babenco e naturalizado Brasileiro apresenta de forma nua e crua a realidade da casa de detenção Carandiru em São Paulo. Palco dos conflitos da sociedade o filme é baseado na obra do médico Dráuzio Varella que prestava serviço voluntário na unidade como médico. O mesmo realiza uma etnografia das situações existentes na casa de detenção
Tema: Liberdades individuais e coletivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário