Cinema antigo Horto Ipatinga

Cinema antigo Horto Ipatinga
cinema Horto em Ipatinga

Pesquisar este blog

domingo, 2 de maio de 2010

Mostra cuidar do cuidado. Resumo da Mostra e síntese dos audiovisuais avaliados.

Estamos divulgando mais uma mostra de filmes "cuidar do cuidado". Essa mostra está sendo realizada com o apoio do Grupo Se Toque de Ipatinga que é um trabalho de voluntárias e que mantêm uma casa de apoio e ajuda a pacientes acometidos por algum tipo de câncer.

Nossa mostra pretende discutir e entender como acontece o cuidado dos pacientes em geral e todos os envolvidos na relação entre paciente e profissional de saúde, doente e família, sociedade e indíviduo.

Veja o folder de divulgação da nossa mostra:

panfleto mostra cuidando do cuidar


Uma curadoria sobre a reflexão do ser humano e a sua relação com a doença e sua saúde.
Uma breve apresentação de uma curadoria sobre a reflexão do ser humano e a sua relação com a doença e sua saúde.

O nosso cineclube entre diversas temáticas a serem abordadas e discussões que podem ser realizadas tem uma de suas linhas de atuação no sentido de refletir do ponto de vista artístico e sentimental nos aspectos relacionados com a natureza humana em relação a sua qualidade de vida.

Um dos temas que a nossa linha de curadoria procura são obras audiovisuais que possam refletir sobre a temática do adoecimento ou das doenças e como são as reações das pessoas no enfrentamento desses obstáculos para se atingir uma qualidade de vida plena.

Esse enfoque é fruto e é influenciado pelos componentes do nosso cineclube que são da área da saúde e por isso acabam utilizando as obras audiovisuais como ponto de partida para organizar pensamentos, sentimentos e de uma forma ou de outra tentar compreender toda a realidade que nos cerca. Também contribui com isso a origem do nosso cineclube voltado para ações de educação para a saúde em uma clínica de reabilitação cardíaca, metabólica e vascular. Acreditamos que o audiovisual é uma grande ferramenta para tocar em nossos sentimentos e isso provocar uma transformação da nossa forma de pensar o outro e a nós próprios

Busca-se o sentimento para que a partir deles idéias, pensamentos, concepções da realidade, possam se tornar reais e dessa forma mudar nossas direções e formas de agir.

Como uma pessoa que foi tabagista a vida inteira poderia mudar? Como uma pessoa que nunca praticou atividades físicas possa aderir a exercícios diários? Como uma pessoa que nunca se preocupou com sua dieta, passa a se policiar em relação ao que se pode e não se deve comer? Como nos vemos como um ser humano que deve aprender a viver e respeitar os limites da sanidade ou do dever de manter comportamentos de auto-preservação? Como transformar hábitos e fazer com que nos tornemos mais preventivos em nossas ações? Como uma pessoa vítima de alguma doença pode a partir daquele momento se tornar uma pessoa ainda mais viva, confiante e desafiadora em relação a suas perspectivas futuras? Como fazer com que as pessoas entendam que o bem estar e a felicidade estão traduzidos ou se materializam em conquistas relacionadas com a cultura, o meio ambiente, a educação, o relacionamento e o lazer.

Se a resposta a essas perguntas são difíceis de serem respondidas? Talvez na busca dos registros humanos de dificuldades e superações, desafios e conquistas registrados nas obras audiovisuais, possamos encontrar soluções e esquemas que ajudem a cada um achar essas respostas.

Estamos constantemente buscando obras audiovisuais que possam nos ajudar na reflexão que pretendemos fazer, além disso, buscar com a exibição desses filmes que identificamos relevantes para esse confronto de idéias, realizar o debate para o crescimento das pessoas envolvidas.

O cinema é importante para registro, propagação da cultura de um povo. Esse lado humano de enfrentamentos, dificuldades e soluções faz parte do universo que pretendemos acompanhar, perceber e divulgar para aquele público que está envolvido com nossas atividades.

Talvez falemos de doenças, talvez falemos de pacientes e profissionais, talvez falemos de assuntos nem do campo tradicional da saúde, talvez falemos das idades, jovens, velhos, dos sentimentos humanos, medos, angústias, alegrias, confiança, tristeza, amor, fidelidade, companheirismo, egoísmo ou solidão.

Talvez falemos de tudo um pouco para buscar entender o ser humano em toda a sua complexidade.


DOENÇA DE ALZHEIMER É ABORDADA EM VIDEO

Veja o texto e assista ao Video do cuidador de uma paciente com Alzheimer

http://www.telabr.com.br/noticias/2010/05/06/homenagem-ao-dia-das-maes/

Linkd para o video no Portal Curta o Curta

http://migre.me/CIqG

Um filme sobre a relação médico paciente que foi elaborado pelo Conselho REgional de Medicina do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário