Cinema antigo Horto Ipatinga

Cinema antigo Horto Ipatinga
cinema Horto em Ipatinga

Pesquisar este blog

sábado, 29 de maio de 2010

Projeto Memória para Ipatinga documentário, site e videos

Diário do Aço - 26/05/2010

http://www.diariodoaco.com.br/noticias.aspx?cd=46791Presente de 50 anos

Projeto pretende lançar documentário, livro e site para celebrar meio século de Ipatinga em 2014

26/05/2010 - 20h00
Polliane Torres
I003459.JPG
Em coletiva, os idealizadores explicaram detalhes do projeto que ainda não tem patrocínio


IPATINGA – Em 2014, Ipatinga completará uma década de emancipação política. No mesmo ano, o município disputará com outras cidades mineiras o posto de subsede da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil.

De olho neste contexto, o historiador e documentarista Sávio Tarso lança uma proposta audaciosa. Trata-se da produção de um documentário, um livro e um site abordando de maneira ampla a história de Ipatinga.

Na tarde desta quarta-feira, o historiador falou sobre a proposta ao lado dos produtores Claudinei de Souza e Leila Cunha e do cinegrafista Cleverson Júlio de Oliveira.

Sávio Tarso contou que o trabalho de pré-produção já começou. O projeto terá um cunho colaborativo. A ideia é fazer o documentário e o livro com ajuda de sugestões da população. O canal de interação será um site, cuja previsão de lançamento é 1º de janeiro de 2011.

“Lá as pessoas poderão postar fotos, vídeos, documentos, enfim, tudo o que puder ajudar a contribuir no resgate dessa história. Queremos que o projeto seja tocado por 250 mil pessoas”, ressaltou.

Depoimentos
Para contar essa história, Sávio Tarso e sua equipe vão colher depoimentos de pioneiros de Ipatinga e dos “anônimos”. A equipe de pré-produção já trabalha na listagem de nomes e levantamento de dados.

O material coletado nas entrevistas e nos documentos históricos ganharão forma de documentário e de livro. “Além disso, no filme, vamos encenar alguns fatos importantes para a nossa história, como a passagem do ex-presidente Juscelino Kubitschek pelo município”, falou o historiador.

Segundo ele, o objetivo é fazer cópias de filmes em formato digital e também em 35 mm. O material que não for usado nos “produtos finais” será reunido em um futuro projeto que será a montagem de um museu virtual com esse acervo.

Recursos
Além de produzir o site, a equipe trabalha para conseguir recursos. Para isso, eles inscreverão o projeto nas leis de incentivo à cultura, além de inscrever o documentário em editais voltados para a produção audiovisual, conforme informou o produto Claudinei de Souza.

“Vamos buscar também apoio no setor privado e público para conseguir realizar o projeto”, completou o produtor.

Cartão de visita


A ideia do projeto partiu de Cleverson Júlio de Oliveira, que comentou o assunto com Sávio. O historiador gostou e resolveu transformá-la em projeto.

Segundo Cleverson Júlio, essa é também uma oportunidade das pessoas que fizeram parte da história da cidade contar sua versão. “Aqui encontramos muita gente viva que participou da história de Ipatinga”, comentou Cleverson.

Sávio Tarso disse que o resultado do projeto será apresentado no dia 29 de abril de 2014, data de seu aniversário. A ideia é que principalmente o documentário seja uma espécie de cartão de visita de Ipatinga, de olho na vaga de subsede.

“Somos cosmopolitas por nascença. Ipatinga nasceu de japoneses, nordestinos, árabes, latinos. É essa Ipatinga universal que queremos imprimir nos trabalhos”, frisou o historiador.

Sávio lembrou que o fato de peso que levou o Brasil a ganhar a disputa pela sede da Copa do Mundo, foi o vídeo feito por Fernando Meirelles. “Queremos que o nosso filme cumpra o mesmo papel em Ipatinga”, salientou.

Registro
A produtora e historiadora Leila Cunha destacou a importância do projeto para o registro de fatos históricos em Ipatinga. “Por ser historiadora tenho muita preocupação com registro. O município carece disso”, pontuou.




Dois curtas engatilhados



Sávio Tarso dá sequência a seu trabalho em cinema. O projeto para a nova ficção intitulada “Duas Sombras”, aprovado pela Lei Estadual de Incentivo á Cultura, está em fase de captação. Mas ele planeja fazer outro dois curtas-metragens.

“Brincando de Brincar”, que é uma adaptação da peça infantil de Claudinei de Souza. O outro será “Jardim Secreto”, inspirado no “Cantares do Rei Salomão”, texto bíblico do livro “Cânticos dos Cânticos”.

Trata-se de cartas de amor trocadas entre a Rainha de Sabá e o Rei Salomão. “Será a história de um jardineiro apaixonado por uma mulher que trabalha em loja de flores e faz para ela um jardim secreto”, adiantou Sávio Tarso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário